Proposta Pedagógica
A Pedagogia Waldorf concebe o homem como uma unidade harmônica físico-anímico-espiritual e neste princípio fundamenta toda a prática educativa. Considera o lado anímico-espiritual como essência individual única do ser humano e o corpo físico como sua imagem e instrumento.
A partir de uma visão antropológica, a Pedagogia Waldorf propõe uma concepção sobre o homem que abrange todas as dimensões humanas, em íntima relação com o mundo; explica e fundamenta o desenvolvimento dos seres humanos, segundo princípios gerais evolutivos que compreendem etapas de 7 anos denominadas setênios. Sete anos, nem mais nem menos, como tempo necessário para que as forças propícias ao desenvolvimento individual saudável em determinada época atuem, enquanto forças latentes amadurecem para se disporem adequadamente ao desenvolvimento das aptidões necessárias à etapa seguinte. Cada setênio apresenta momentos claramente diferenciáveis, nos quais surgem ou despertam interesses, perguntas latentes e necessidades concretas.
O Colégio Rudolf Steiner de Minas Gerais, comprometido com o movimento educativo Waldorf Mundial e os princípios da Pedagogia Waldorf propostos por Rudolf Steiner, centraliza suas intenções educativas no sentido de:
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desenvolver a autoeducação como o caminho para a consolidação dos princípios humanos na síntese do pensar, sentir e agir;
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promover o desenvolvimento de seres humanos livres, capazes por eles próprios de dar sentido e direção às suas vidas;
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criar um espaço educacional entendido como organismo dinâmico, onde se propicie o crescimento pessoal e profissional para toda a comunidade;
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contribuir para o desenvolvimento gradual da individualidade em sua formação corporal, anímica e espiritual, em equilíbrio harmônico;
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contribuir para a formação do sujeito dentro de uma proposta educativa de abertura para o mundo com toda sua diversidade, abertura que possa ser interiorizada e compreendida a partir de perspectivas próprias;
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levar os participantes da comunidade escolar à visão da evolução humana, no seu inter-relacionamento com a natureza e com os demais seres humanos, objetivando a consciência do seu ser como sujeito transformador do mundo e criativo;
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oferecer subsídios para que o aluno possa conquistar sua liberdade espiritual, participando da obra do bem comum, respeitando a Constituição e os Direitos Humanos e cumprindo assim, dignamente, seu papel de cidadão brasileiro.